E quando nossa vida profissional nos adoece?
- Mirian Dadoorian
- 10 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2023

Não é incomum questionarmos algumas escolhas que fazemos na vida e com a nossa carreira não seria diferente.
Por diversas razões podemos permanecer numa carreira que não faz sentido para a nossa vida e aqui não quero, de modo algum, ignorar as condições socioeconômicas e culturais da sociedade brasileira, que obriga muitos a se submeterem à trabalhos ruins e mal remunerados apenas por sua sobrevivência.
Também não falo sobre a romantização do trabalho, com o famoso "trabalhe com o que você ama e não irá trabalhar nunca mais", pois é um discurso tão vazio quanto insustentável.
Refiro-me às inquietações que podem surgir ao longo da vida, quando se percebe uma desconexão cada vez maior com o que se escolheu como profissão. Essa desconexão pode ficar tão profunda que em algum momento irá gerar sintomas psicológicos e adoecimento, se não percebidos a tempo.
Nesses momentos de inquietação, alguns pensamentos podem vir à tona, como por exemplo:
"Não tenho mais idade para mudar de vida, nem de carreira. É muito tarde para mim..."
"Não sinto conexão com o que faço na vida, mas não sei como descobrir algo que me identifique e me traga mais satisfação..."
"Minha família sempre seguiu essa carreira e fiz o mesmo para não desapontá-los..."
"Não tenho capacidade para realizar uma mudança desse tipo na minha vida. Melhor permanecer como estou, mesmo infeliz..."
"Tenho medo do julgamento das pessoas em relação ao que sonho fazer na vida..."
Pensamentos como esses podem ser muito comuns e ter diversas origens, algumas vezes externas à nós mesmos, como o sistema familiar.
Vemos muitos casos de pessoas que fizeram transição de carreira, mas não temos a real dimensão do que isso pode ter representado em suas vidas.
Toda mudança requer planejamento e estratégia, principalmente mudanças dessa magnitude. Entretanto, antes de mudar, é preciso que saibamos reconhecer como estamos em relação à nossa vida profissional e viver "no modo automático" dificulta muito essa percepção.
A psicoterapia pode ajudar muito nesse processo, pois é um momento exclusivamente seu, onde estará olhando com atenção para seus sentimentos e insatisfações e poderá ,enfim, perceber as mudanças que podem ser necessárias na sua vida.
Toda mudança traz consigo insegurança e medo, mas, cercando-se do apoio necessário, é possível traçar esse caminho de uma forma mais segura e confiante.
Por isso, preste atenção às suas emoções em relação ao seu trabalho/carreira e procure ajuda caso sinta a necessidade.
Está buscando acompanhamento psicológico? Entre em contato no link abaixo e saiba mais.